Fundada em 1985, a Aparecidense profissionalizou-se em 1992, quando disputou pela primeira vez um torneio profissional de futebol: a série B do Campeonato Goiano.  Três anos depois, o Camaleão sagrou-se vice-campeão da Segundona do Goianão e conquistou a inédita vaga na elite do futebol goiano.

Após sete anos de muito esforço e superação, a Aparecidense voltar a ganhar destaque no cenário de futebol goiano com a conquista do Goianão de 2002, pela série C; o seu primeiro título. Em 2010, a equipe levantaria também a taça na divisão de acesso.

Desde então, o Camaleão vem se consolidando como equipe forte e competitiva, tanto em esfera estadual como nacional. Em seu histórico, a Aparecidense conta com duas participações na série D do Campeonato Brasileiro: a primeira em 2012, e outra em 2013.  Em 2014, a equipe sub-17 conquistou o Campeonato Goiano e mostrou que o Camaleão é forte também nas suas categorias de base.

Na temporada de 2015 a Aparecidense entrará em campo em busca de novas conquistas: disputar a final do Campeonato Goiano, o que lhe renderia a inédita participação na Copa do Brasil e o seu retorno à Série D do Brasileirão. Vai, Camaleão!